logo-curadoria01
logo-curadoria02
  • Slide 03
  • Slide 01
  • Slide 04

Apresentação - Gastão Muller

gastao-mullerGastão Müller é descendente de uma das mais tradicionais família mato-grossenses, a Müller. No interior dessa genealogia podemos elencar o grande Senador da República Generoso Paes Leme de Souza Ponce, nascido no século XIX e Presidente do Estado e Deputado Estadual por diversas gestões. Segue-se o vulto nacional, Filinto Müller, Chefe de Polícia de Getúlio Vargas, e seu irmão Júlio Müller, nomeado Interventor Federal em Mato Grosso durante o Estado Novo e responsável pela modernização de Cuiabá.

Gastão Müller foi um eminente político regional, muito próximo a seu tio Filinto Müller, líder do PSD em Mato Grosso. Durante muitos anos, Gastão trocou farta correspondência com o tio, a qual foi doada por ele, quando ainda vivo, para integrar o Arquivo da Casa Barão de Melgaço.

Trata-se de uma correspondência efetivada num período conturbado da vida política brasileira, entre 1963 e 1973, data, esta última, que marca o acidente aéreo que matou Filinto. Ao todo, são mais de 200 peças documentais, entre cartas, bilhetes, cartões e telegramas trocados entre os dois, mas especialmente aquelas recebidas por Gastão Müller.

Metodologicamente, o procedimento respeitou a seguinte sistêmica:

1) Separação da correspondência em ordem cronológica;

2) Verbetização de cada peça contendo os campos de:

a. Identificação no acervo
b. Resenha do documento
c. Local e data

 

ACBM/AGM – doc. nº 65
Carta de Filinto Müller para Gastão Müller discorrendo sobre a elaboração da Nova Constituição Nacional. (Original manuscrito e cópia datilografada)
Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1967

 

ACBM/AGM – doc. nº 207
Carta de Filinto Müller para Gastão Müller discorrendo sobre a repercussão da renúncia de Jânio Quadros. (Original manuscrito e cópia datilografada)
Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1959

 

ACBM/AGM – doc. nº 24
Jornal Correio Brasiliense noticiando a morte de Filinto Müller e a mobilização da família pelo velório no Rio de Janeiro.
Brasília, 15 de julho de 1973

 

ACBM/AGM – doc. nº 32
Discurso pronunciado pelo Senador Marco Maciel pelos dez anos de falecimento de Filinto Müller.
Brasília, 2 de agosto de 1983

 

Últimos Vídeos

Documentário Casa Barão de Melgaço.
Um dos maiores símbolos mato-grossenses do conhecimento histórico e intelectual.

titulo historia em imagens

Isác Póvoas

familia-rodrigues034

Isác Póvoas

Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.

Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.

Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.

Leia mais...