logo-curadoria01
logo-curadoria02
  • Slide 03
  • Slide 01
  • Slide 04

Medalha do Jubileu de Ouro do Corpo de Bombeiros

medalhaA vice-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Elizabeth Madureira Siqueira, foi agraciada pela medalha do Jubileu de Ouro do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso pelo esforço intelectual em resgatar a história da corporação. Elizabeth, além de somar na diretoria da AML, é ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e atual curadora da Casa Barão de Melgaço.

Fonte: Diário de Cuiabá - Edição nº 14003 23/09/2014
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=458901

Digitalização da produção de obras sobre Mato Grosso

digitalizacao01Considerando que a Secretaria de Estado de Cultura adquiriu, no ano de 2010, uma máquina de digitalização, importada da França, durante a gestão do Secretário de Cultura Paulo Pitaluga Costa e Silva, esse moderno e preciso aparelho somente iniciou os trabalhos no final do ano de 2012, ocasião em que foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, através da Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas/BPEEM, na pessoa da Sra. Salime Marques, e a Casa Barão de Melgaço (IHGMT e AML), através de sua Curadoria. Naquele momento, um técnico de São Paulo ofereceu um curso aos funcionários da Biblioteca Estadual, capacitando-os no uso da máquina de digitalização.

Leia mais...

A presença da AML e IHGMT na comunidade

goiabeiras01Entre os dias 5 e 15 (de fevereiro de 2014), a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso se reapresentaram à comunidade cuiabana através de uma exposição que estampou a trajetória da AML e os momentos marcantes da Instituição, distribuiu um expressivo folder contendo dados sobre os Acadêmicos e parte relevante de sua trajetória.

O saguão térreo do Goiabeiras Shopping foi, durante dez dias, adornado com uma mesa de madeira maciça, tradicional na Instituição, e que pertenceu ao Tribunal da Relação, mandada confeccionar no século XIX. Ao redor, as Poltronas Acadêmicas, igualmente de madeira nobre e revestidas de couro trabalhado.

Leia mais...

Armador de rede é encontrado sob o reboco na Casa Barão

reformaAs obras de recuperação e revitalização dos vários patrimônios históricos e culturais de Mato Grosso estão revelando verdadeiros achados. Uns deles até arqueológicos, outros nem tanto, mas todos trazendo à tona particularidades de cada lugar e hábito de seus antigos habitantes ou freqüentadores. E o caso da Casa Barão de Melgaço, onde residia o ilustre cidadão que deu nome ao espaço e que hoje abriga a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico de Mato Grosso.

Leia mais...

Sub-categorias

Últimos Vídeos

Documentário Casa Barão de Melgaço.
Um dos maiores símbolos mato-grossenses do conhecimento histórico e intelectual.

titulo historia em imagens

Isác Póvoas

familia-rodrigues034

Isác Póvoas

Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.

Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.

Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.

Leia mais...