logo-curadoria01
logo-curadoria02
  • Slide 03
  • Slide 01
  • Slide 04

A presença da AML e IHGMT na comunidade

goiabeiras01Entre os dias 5 e 15 (de fevereiro de 2014), a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso se reapresentaram à comunidade cuiabana através de uma exposição que estampou a trajetória da AML e os momentos marcantes da Instituição, distribuiu um expressivo folder contendo dados sobre os Acadêmicos e parte relevante de sua trajetória.

O saguão térreo do Goiabeiras Shopping foi, durante dez dias, adornado com uma mesa de madeira maciça, tradicional na Instituição, e que pertenceu ao Tribunal da Relação, mandada confeccionar no século XIX. Ao redor, as Poltronas Acadêmicas, igualmente de madeira nobre e revestidas de couro trabalhado.

 

O público compareceu e prestigiou o evento, sendo agraciado com obras de literatos, historiadores e pesquisadores de Mato Grosso, podendo ser destacadas as produções da própria Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e de autores acadêmicos que, ao lado da produção de outras personalidades, editadas por outras editoras de Cuiabá (Unemat, Entrelinhas, Central de Textos, Aroe, Carlini & Caniato, Tanta Tinta e outras), propiciaram não só um maior conhecimento dessas Instituições, mas estimularam, em crianças, jovens e adultos, o salutar hábito da leitura em papel.

Virtualmente, a AML produziu vídeos a serem reproduzidos na TV, em vinhetas muito criativas, conclamando a população não só de Cuiabá, mas de todo Mato Grosso, a ser parceira e amiga das letras, da cultura e da história de Mato Grosso.

Foram dias agradáveis e de muita energia positiva para as Instituições, ocasião em que visitantes curiosos indagavam, sobre aquele evento e sua significação. A partir daí, se integravam ao espírito festivo, apreciando os painéis, consultando e escolhendo os livros de sua predileção, mas, sobretudo, deixando seu contato para futuros convites.

goiabeiras02

Essa pequena, porém expressiva mostra da Casa Barão de Melgaço, integrada pela Academia Mato-Grossense de Letras e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, despertou nos visitantes o desejo de conhecer a integralidade do patrimônio dessa quase centenária instituição, que tem como sede a casa onde residiu Augusto Leverger, o Barão de Melgaço, e que é guardiã de um expressivo Arquivo onde estão depositados os acervos institucionais, os arquivos que pertenceram a Famílias Cuiabanas, a exemplo da Família Mendonça (Estevão e Rubens), da Família Rodrigues (Firmo e Dunga) e ainda guarda, devidamente organizados e catalogados, os papéis, objetos e imagens de Ramiro Noronha, Amidicis Tocantins, Ubaldo Monteiro da Silva, Luis-Philippe Pereira Leite, Corsíndio Monteiro da Silva e de Newton Alfredo Aguiar. A Curadoria do Arquivo da Casa Barão de Melgaço espera que, com o estreitamento dos laços com a comunidade, outras Famílias possam doar o acervo de outras personalidades de Mato Grosso.

Biblioteca da Casa Barão de Melgaço

O Arquivo da Casa Barão de Melgaço possui uma Biblioteca com cerca de 10.000 títulos catalogados, e de um acervo de jornais com 340 títulos, a maioria raros. Esse conjunto de obras e periódicos, acumulados ao longo dos anos, reúne com conjunto bibliográfico de extrema relevância para Mato Grosso, na medida em que constituído de obras consultadas e anotadas pelos intelectuais mato-grossenses.

Hemeroteca da Casa Barão de Melgaço

Catálogo de todo o arquivo, biblioteca e hemeroteca da Casa Barão de Melgaço

Arquivo da Casa Barão de Melgaço

A visitação do Arquivo pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00, estando localizado na parte térrea do imóvel, ao fundo, que pertenceu à antiga Faculdade de Direito e que hoje foi doada, sob comodato, para a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Fonte: Diário de Cuiabá - Edição nº 13824 18/02/2014
Escrito por: Elizabeth Madureira Siqueira
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=446978

Últimos Vídeos

Documentário Casa Barão de Melgaço.
Um dos maiores símbolos mato-grossenses do conhecimento histórico e intelectual.

titulo historia em imagens

Isác Póvoas

familia-rodrigues034

Isác Póvoas

Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.

Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.

Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.

Leia mais...